segunda-feira, 24 de junho de 2013

Palavra de vida eterna?


Palavra de vida eterna? 

Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. (João 6:68)
Talvez o maior problema das igrejas de hoje não seja a quantidade de membros que alcança, ou os valores financeiros que arrecada com os dízimos e ofertas. Tenho visto que através dos anos cada vez mais pastores tem se preocupado mais com a beleza, sofisticação e tecnologias do que propriamente o que se tem propagado nos púlpitos.

A atual teologia pregada tem se centrado apenas na importância do homem perante Deus e o mundo. O próprio Jesus, na parábola do semeador fala a respeito da Teologia da Prosperidade onde diz os seguinte:

"E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; (Mateus 13:22)".

A mais simples interpretação deste texto nos mostra que pelas palavras de Jesus a preocupação com as coisas deste mundo, o cuidado em se calcular o preço de uma benção ou a simples definição "moderna" de uma vida abençoada, não passam de sufocamento da Palavra de Deus. 

Se você notar, as pregações que permeiam nossas televisões hoje em dia sempre são recheadas de jargões, estão todas dentro do mesmo contexto, ou pior fogem completamente da Palavra de Deus. A mensagem de Jesus no texto do evangelho de João é bem direta e clara. Nós podemos ver que mesmo quando ele se refere a si mesmo, não toma a glória para si, mas a dá a Deus. 

Outro dia, no estudo bíblico na Igreja, um adolescente nos relatou que sua colega de classe queria acreditar em Jesus, mas o chamava de "Egomaniáco" pelo simples fato de dizer o Eu Sou. Isso mostra apenas como a palavra de Deus tem sido apresentada às pessoas. Antigamente éramos tachados de loucos, hoje nós mesmo nos tachamos desta forma como se fosse algo agradável e perfeito. Deus não nos chamou para ser loucos, nem prósperos. Não nos mandou também ter uma vida de pobreza e abstinencia. A grande verdade e é o que muitos não querem ouvir: Cristo nos chama!

Entre todas as passagens da Bíblia, uma em especial tem me chamado muito atenção. João 6.68: somente tu tens palavra de vida eterna. Nesta passagem, pude sentir um novo sentimento sobre tudo que aprendi. O simples fato de Pedro, ainda sendo discípulo  dizer a maior verdade de todas me impactou profundamente. "Para quem Iremos" levanta não somente um endereço, mas O endereço. As pessoas devem parar de ir na Igreja atrás de  tantos motivos e começar a ir atrás somente de Jesus. 

Parece estranho dizer isto, mas precisamos que voltem a pregar Jesus Cristo. Precisamos voltar a trazer a palavra de vida eterna aos púlpitos  As pessoas estão morrendo e não é por falta de Igrejas e sim por falta de Jesus Cristo.

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. 
João 6:35