terça-feira, 18 de março de 2014

Um coração segundo o coração de Deus

Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,  para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus. Digo, pois, que Cristo foi constituído ministro da circuncisão, em prol da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos nossos pais; e para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia, como está escrito: Por isso, eu te glorificarei entre os gentios e cantarei louvores ao teu nome. Romanos 15. 4 -9


A Palavra que traz esperança

A Palavra consolação pode também ser traduzida por ânimo,  quando entendemos desta forma vemos claramente que a única coisa que a palavra de Deus pode trazer se chama ESPERANÇA

A paciência se aprende a conquistar, ninguém nasce paciente, muito pelo contrário,  já nascemos com pressa. Uma das coisas mais impressionantes que podemos arriscar a dizer é que em todo o curso de nossa vida a coisa que mais detestamos é também a que mais fazemos: Esperar

Porém esperar não é algo agradável, muito pelo contrário, o maior causador dos ataques de nervos, iras e contendas éo bendito espaço de tempo entre fazer o pedido e recebe-lo. Quem nunca ficou revoltado de ficar esperando por uma hora aquela pizza e quando ela chegou além de errada estava fria e dura? 

Sentimo-nos frustrados ante o poderoso marcador do tempo,  muitas vezes parece que o relógio é o nosso maior inimigo! Antigamente era costume de muitos pregadores dizer que o relógio não era convertido, sendo que na verdade eles não sabiam controlar o tempo de suas pregações. Em qualquer lugar, ou qualquer cultura temos infelizmente a grande imaturidade de não saber esperar. 

O Apóstolo Pedro diz o seguinte:

 O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês , não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.  O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada .2 Pedro 3:9-10

Desde os primórdios da Igreja somos instigados a desistir e fugir de tudo o que Deus tem para nós. A paciência de Deus é uma prova do seu amor para conosco, independente de sermos fiéis ou não! Surpreendentemente esta é a melhor forma de demonstrar o quanto ele nos ama. A sua paciência gera um desconforto enorme naquela que não creem. Para quem crê é muito fácil entender que o que Deus quer é que todos creiam, mas para que isto aconteça precisamos ter um coração segundo o coração de Deus. 

  Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá. 1 João 5:14

Para que Deus te ouça não basta apenas que você fale. A Maioria das pessoas reclamam que Deus não às ouve, mas como Ele vai te ouvir se você não está junto dele?

Aproximar! 


Esta é a regra geral. Talvez a única, mas a mais importante. 


Longe de Deus, não podemos nada, ao bem Da verdade tem muita gente que se proclama filho de Deus e nem sabe que para a Deus Ela não existe. 

Um coração segundo o coração de Deus não é um coração cheio de palavras de amor e com carinhos especificos a massagear o ego, é um coração cheio de atitude. Atitude não se fixa apenas nas palavras, mas na ação. Dizer que temos um coração segundo ocaração de Deus e não agimos com um coração disposto a fazer além do que podemos comumente fazer, apenas nos enganamos com caridade, o exercicio de compaixão pelo mais necessitado.

A proximidade com Deus é o que nos garante que poderemos receber um coração segundo o Seu: Livre, Limpo, Prudente, Amoroso e Sem Medos. Disposto a se entregar a Deus, emanando a Alegria Suprema que podemos encontrar somente nele.

O Espírito de Unidade

Nosso coração deve ser guardado com diligência 

  Acima de tudo, guarde o seu coração , pois dele depende toda a sua vida. Provérbios 4:23

Poucas pessoas entendem o sentido da vida. Talvez esta seja a pergunto mais feita e a menos respondida. Tudo o que fazemos pensamos que gira em torno de nós mesmos. Nossas atitudes, nossos pensamentos, o nosso agir, nosso atuar. Pensamos seriamente que tudo isto influencia cabalmente em tudo ao redor. Mas quando vemos que quase sempre (e quando digo sempre é mais sempre do que quase) as coisas fogem de nosso controle, nos sentimos amoados e entristecidos. 

O escritor de provérbios diz uma coisa incrível: 

Acima de tudo, guarde o seu coração , pois dele depende toda a sua vida. O que nós fazemos quando tudo dá errado é o que mostra o quanto nos dedicamos a fazer algo. Não é que não podemos colocar nossos corações no que formos fazer, porém a Palavra de Deus nos diz para que guardemos nosso coração. Mas o que é guardar? Será que é colocar numa caixinha dentro de uma gaveta e deixar lá?

Na nossa pequena sabedoria, achamos que seria isto o mais óbvio, quando guardamos algo, não estamos provendo herança para nossos filhos. Estamos apenas deixando para usar no momento certo. Nós guardamos os nossos corações para nós mesmos e não para os outros. Deus não nos quer dependentes de situações, ou de pessoas. Ele nos quer dependente apenas dele e isto é liberdade, pois a dependencia de Deus nos
Talvez o melhor exemplo para entendermos melhor a palavra unidade seja um rio. Apesar de correr para o mesmo lugar e passar pelo mesmo caminho sempre, podemos dizer que não se entra duas vezes no mesmo rio.

O caminho é o mesmo, a força é a mesma, mas as águas não. O quero dizer com isto é que a unidade não significa que somos todos iguais. Apenas afirma que estamos todos trabalhando dentro do mesmo objetivo. 

São as nossas diferenças que nos definem em meio aos grupos, porém são elas também quem são a grande força motriz que, acertadamente nos condicionam ao trabalho em equipe. Mesmo em tempos em que a valorização da geração Y tem sido uma bandeira levantada, dizendo que todos são especiais, não é errado dizer que o trabalho em equipe é a melhor solução para todo o Reino de Deus

Não adianta querermos ser o máximo, nem valorizar as nossas conquistas como se fossem apenas fruto de um árduo trabalho e de muita determinação. 

Uma empresa trabalha para alcançar o lucro, mas para isto, seus diversos setores devem atingir metas previamente estudadas para que alcancem o seu objetivo. Horas de planejamento são gastos para que cada setor tenha suas metas elaboradas, como também dias de treinamento o são para que no final de todo o período determinado possam obter o máximo de lucro planejado.

Não muito diferente disto está o Reino de Deus, apesar de o lucro no Reino ser determinado como a Salvação, vemos que todo o trabalho se volta exatamente para um único objetivo: 

A GLÓRIA DE DEUS.

Não podemos nos enganar achando que nossos trabalhos irão deixar Deus impressionado, ou que seremos os mais importantes no Reino pelo que fizemos, ou deixamos de fazer. Não é pelo muito trabalho ou excesso de "santidade" que o trabalho do Reino vai ser alcançado. Nem por parâmetros humanos ele é redigido e guiado. Isto acontece por se tratar apenas de um objetivo a ser alcançado, a Glória de Deus.

Tudo dEle, por Ele e para Ele!